NOSSA CIDADE / Geografia

Geografia do Município de Atalaia

CARACTERIZAÇÃO DO MUNICÍPIO

 

O município de Atalaia, localiza-se na Microrregião 09, Norte Novo  de Maringá, com área de 137,724 km⊃2;, tendo como cidade pólo Maringá e em segundo plano Paranavaí e Nova Esperança.

 

Seus limites geográficos são os municípios:

Norte

Uniflor, Lobato e Florida

Sul

Presidente Castelo Branco, Mandaguaçu

Leste

Florida

Oeste

Nova Esperança

   

Sua posição geográfica é dada pelas coordenadas:

Longitude:

52º 03’ 10 “·W”.

Latitude:

23º 10’ 05 “·S”.

Altitude:

630m

 

 

CLIMA

 

O clima de Atalaia é Subtropical úmido mesotérmico, com verões quentes e geadas pouco freqüente, com tendência de concentração das chuvas nos meses de verão, sem estação seca definida. A media das temperaturas dos meses mais quentes é entre 20ºC e 30ºC, e a dos meses mais frios entre 12ºC a 18ºC.

 

RELEVO

 

A região onde se localiza o Município de Atalaia encontra-se a cerca de 600m acima do nível do mar, sem grandes acidentes geográficos, o município é constituído por um planalto. Tem como ponto mais alto a sede do município. Apresenta sua menor atitude nas margens do Rio Pirapó, que é constituído de uma várzea.

 

SOLO

 

O município de Atalaia apresenta um solo em sua maioria terras mistas, com manchas de terras roxas. Estando o município situado ao Noroeste do Paraná sua vegetação exuberante, hoje quase toda desaparecida devido ao desbravamento da região.
A cobertura vegetal original esta praticamente extinta e deu lugar ao cultivo de soja, milho, café e outras culturas, assim como pastos à produção pecuária. As matas tropicais e subtropicais são encontradas esparsamente em propriedades particulares e em mata ciliares, não existem reflorestamentos significativos e em terrenos mais íngremes como os de serra ainda encontra-se cobertura vegetal relativa.

 

HIDROGRAFIA

 

Os principais acidentes geográficos são: Ribeirão Jacupiranga, o mais próximo da cidade, Ribeirão Caxangá que corta o município ao meio. Os ribeirões citados fazem parte da bacia hidrográfica do Rio Pirapó, cuja nascente se faz em Apucarana e deságua no Rio Paranapanema servindo-lhe de divisa como os municípios de Lobato e Florida.

 

Galeria de Vídeos