acessibilidade
conteúdo do menu

Prefeitura Municipal de Atalaia

conteúdo principal
conteúdo principal

No dia 22/03/2024, sexta-feira, realizou-se Reunião com os citricultores do Município de Atalaia-PR para discussão sobre as Alternativas de Manejo contra o Greening.

 

Nesta ação, discutiu-se sobre a conscientização da população urbana sobre a doença Greening na Laranja. O Greening é a doença mais destrutiva dos Citros no Brasil e no Mundo, causada pela bactéria Candidatus Liberibacter e transmitida pelo psilídeo. E também sobre a ação de erradicação de plantas hospedeiras do inseto (psilídeo) vetor da doença.

 

O objetivo desta ação é a Eliminação de fontes de inóculo da doença para reduzir o avanço do Greening, e com isso viabilizar novos plantios e manutenção da competitividade da citricultura na região e promover ainda mais a economia do agronegócio no município.

 

Quando não há a possibilidade de erradicação da planta hospedeira, recomenda-se a utilização da soltura de Tamarixia Radiata, microvespa que é inimiga natural do inseto vetor.

 

Ao final do evento, realizou-se a soltura da microvespa em local da área urbana e rural, onde há plantas cítricas. Na cítrica com psilídeo, a micro vespa utiliza a ninfa do inseto para a sua reprodução, as larvas da T. Radiata se alimentam da ninfa do inseto.

 

 

Apoio: Cocamar, Coopsoli, Prefeitura de Atalaia, IDR - Paraná e ADAPAR

ANEXOS:

Não Possui Anexos

GALERIA DE FOTOS


O site da Prefeitura não utiliza cookies e tecnologias semelhantes.

Ver Termo

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.