acessibilidade
conteúdo do menu

Prefeitura Municipal de Atalaia

conteúdo principal
conteúdo principal

Geografia do Município de Atalaia

CARACTERIZAÇÃO DO MUNICÍPIO

O município de Atalaia, localiza-se na Microrregião 09, Norte Novo  de Maringá, com área de 137,724 km⊃2;, tendo como cidade pólo Maringá e em segundo plano Paranavaí e Nova Esperança.
Seus limites geográficos são os municípios:
Norte:
Uniflor, Lobato e Florida
Sul:
Presidente Castelo Branco, Mandaguaçu
Leste:
Florida
Oeste:
Nova Esperança  
Sua posição geográfica é dada pelas coordenadas:
Longitude:
52º 03’ 10 “·W”.
Latitude:
23º 10’ 05 “·S”.
Altitude:
630m
RELEVO:
A região onde se localiza o Município de Atalaia encontra-se a cerca de 600m acima do nível do mar, sem grandes acidentes geográficos, o município é constituído por um planalto. Tem como ponto mais alto a sede do município. Apresenta sua menor atitude nas margens do Rio Pirapó, que é constituído de uma várzea.
SOLO:
O município de Atalaia apresenta um solo em sua maioria terras mistas, com manchas de terras roxas. Estando o município situado ao Noroeste do Paraná sua vegetação exuberante, hoje quase toda desaparecida devido ao desbravamento da região.
A cobertura vegetal original esta praticamente extinta e deu lugar ao cultivo de soja, milho, café e outras culturas, assim como pastos à produção pecuária. As matas tropicais e subtropicais são encontradas esparsamente em propriedades particulares e em mata ciliares, não existem reflorestamentos significativos e em terrenos mais íngremes como os de serra ainda encontra-se cobertura vegetal relativa.
HIDROGRAFIA:
Os principais acidentes geográficos são: Ribeirão Jacupiranga, o mais próximo da cidade, Ribeirão Caxangá que corta o município ao meio. Os ribeirões citados fazem parte da bacia hidrográfica do Rio Pirapó, cuja nascente se faz em Apucarana e deságua no Rio Paranapanema servindo-lhe de divisa como os municípios de Lobato e Florida.

 

O site da Prefeitura não utiliza cookies e tecnologias semelhantes.

Ver Termo

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.