ÚLTIMAS NOTÍCIAS /

Fabio Vilhena anuncia a construção de novo hospital e geração de empregos em Atalaia

Segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Visualizada 56 vezes


26/01/2018

Avanços na Educação e Saúde estiveram em pauta nesta reportagem. Cerca de R$1,5 milhão será investido na construção e operacionalização de um novo Hospital 

  

O Jornal Noroeste segue com a série Fala Prefeito. O entrevistado desta semana é Fábio Vilhena (PSD), de Atalaia, que cumpre seu segundo mandato como prefeito do município. Sobre sua reeleição, Vilhena avalia: “a maioria dos ex-prefeitos que buscaram a reeleição não tiveram êxito mesmo fazendo boa gestão. Isso demonstra a positiva avaliação que obtivemos perante a população de Atalaia”, salientou.
Uma grande preocupação demonstrada pelo gestor é acerca da Educação no município. Sobre este tema, o prefeito Fábio destacou: “avançamos muito em Atalaia em todos os quesitos, e no tocante à Educação concluímos o primeiro mandato tendo a maior nota no IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, tornando Atalaia referencia. Semanalmente recebemos delegações de cidades vizinhas que vem até a nossa escola conhecer o trabalho e entender como nós conseguimos avançar tanto na qualidade da Educação na Escola Vânia Maria Simão, e isso é um contexto de toda rede municipal de ensino que começa desde a creche (CMEI), onde o aluno inicia sua jornada e até chegar a outras séries. Todo o processo é muito bem executado”, explicou.
Atalaia oferece 100% das vagas na Educação em Escola de Período integral, realidade diferente de muitas cidades do país. “São vários os fatores que somados trazem qualidade na Educação, tornando Atalaia referência, cujos índices demonstram. Para nós obtermos a maior nota do Paraná foi algo emblemático. Investimos em estrutura física, entregamos uma creche nova, entregamos uma quadra coberta na Escola Vânia, colocamos ar condicionado em todas as salas de aulas. Investimos também na formação dos nossos professores para melhorar também a qualidade de ensino e a remuneração motivando o professor a aumentar seu desempenho em sala de aula. Para esse ano nós vamos reformar a Escola Vânia, teremos outro espaço infantil para termos 100% de alunos no tempo integral chamado de Espaço do Saber que está sendo reformado e no retorno das aulas já estará completamente remodelado, enfim, investimos muito em Educação”, pontuou o prefeito. 

  

Avanços na Saúde:
Atalaia avançou e muito na área da Saúde. Mais médicos foram contratados e a construção de um novo e moderno Hospital já foi anunciada. “Antes do nosso mandato a população para ser atendida precisava de senhas e apenas algumas pessoas eram atendidas nos períodos da manhã ou à tarde. Com ampliação do número de médicos, trouxemos a Pediatria, que é uma especialidade que a população sempre pediu, mas até então aqui não existia. Conseguimos a aprovação no selo bronze na área de Saúde, estamos indo em busca da qualificação do selo prata, que é o que a Secretaria de Estado da Saúde avalia o seu desempenho de atendimento com a sua população e isso mostra a projeção de como isso melhorou”, disse Vilhena. 

  

Proamusep
Fábio Vilhena também preside o PROAMUSEP – Consórcio Público Intermunicipal de Gestão da Amusep. Neste sentido ele destacou: “em relação ao PROAMUSEP, estamos conduzindo a gestão e o Samu no sentido de atender toda região incluindo Atalaia, que também faz parte desse processo. Tivemos uma melhoria significativa nos casos de emergência”, disse o prefeito.
Ainda sobre os investimentos Vilhena destacou: “renovamos e muito a frota da Saúde. Nunca se investiu tanto na renovação de ambulância, de vans para transportes de pacientes para Maringá. Dobramos a frota de micro-ônibus e vamos continuar melhorando ao longo desse próximo mandato. Coisas simples que até então não existiam agora o atalaiense tem. Os pacientes iam daqui a Maringá no carro que não tinha se quer ar condicionado. Renovamos e melhoramos coisas que podem parecer simples, porém ter um ar condicionado em um micro-ônibus faz muita diferença para um paciente que está fazendo um tratamento de hemodiálise e em um período de verão com calor forte indo de duas a três vezes na semana tem que ter mais conforto nesse transporte e investimos na capacitação de outros profissionais, fonoaudiólogo, farmacêutico, fisioterapeuta, dentista, enfim, ampliamos muito nosso atendimento na Saúde”, frisou o prefeito.
Outro problema que será solucionado é a construção do novo prédio para o Hospital Municipal de Atalaia, cujos investimentos remontam cerca de R$1,5 milhão. O novo prédio para o Hospital é anseio antigo da comunidade atalaiense, já que o prédio onde atualmente funcionam os atendimentos é alugado e com sinais de deterioração. “Se você andar em Atalaia hoje de 10 munícipes, 8 vão dizer que a responsabilidade do prefeito teria que ser construir um novo hospital e nós já temos um convênio assinado com o governo do estado em 2018 e agora no 1º semestre será iniciada essa obra com previsão de entrega até o final desse ano. Sem dúvidas o Hospital será a obra de maior envergadura a ser realizada nos últimos anos no setor de Saúde de Atalaia”, comemora o prefeito. 

  

Geração de empregos
Atalaia comemora a instalação de uma indústria farmacêutica, que já está em atividade no município. “Esta empresa pertence a um grupo argentino que veio para o Brasil e conseguimos atrair eles para montarem sua unidade aqui em Atalaia. Somados o desenvolvimento na área da Educação, Saúde e mais essa indústria terei um marco na minha gestão e na história de Atalaia”, comemorou Vilhena. 
A indústria tem a projeção de gerar mais de 100 empregos diretos nos próximos anos, contribuindo para o aumento de vagas de emprego na cidade e a arrecadação do município. “É uma multinacional se instalando em Atalaia. Para esse ano já para começar a produção a previsão de emprego é em torno de 40. Eles já estão instalados em uma nova área industrial que nós abrimos na saída para Mandaguaçu onde temos mais de 20 pessoas contratadas, trabalhando, produzindo a matéria prima do medicamento que será finalizado na Argentina”, explicou o prefeito.
Outro ponto destacado pelo gestor é que, mesmo apesar das crises política e econômica pela qual atravessa o país, o município conseguiu significativos avanços, fruto do trabalho e perseverança da administração municipal e o apoio incondicional da população atalaiense. 
Neste ano de 2018 teremos eleições. Questionado sobre quem terá seu apoio, perante o panorama político que se desenha, o prefeito emendou: “Atalaia tem parceria com Enio Verri, Luciano Ducci (deputados federais) e para estadual mantenho compromisso com o Evandro Jr. , mas terei de abrir espaço para o Michelle Caputo Neto, atual Secretário Estadual de Saúde e provavelmente pré-candidato, além do Dr. Batista. Para Governador do Estado vou apoiar Ratinho Jr”, finalizou Fábio Vilhena.

Fonte: Alex Fernandes França

http://www.jornalnoroeste.com/ExibeNoticia/104/17317/fabio-vilhena-anuncia-a-constru-o-de-novo-hospital-e-gera-o-de-empregos-em-atalaia.html

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias